A Creche do Centro Paroquial de Santa Maria oferece os seus serviços a um universo de 16 crianças com idades compreendidas entre 1 ano e os 3 anos e visa dar uma resposta para a primeira infância.
A resposta social de creche encontra-se subdividida por faixa etária em duas salas: 1-2 anos e 2-3 anos apetrechadas com material didático adequado às diferentes idades e dispõe ainda de um refeitório, cozinha, casas de banho e um parque recreio exterior. Em cada uma destas salas existe um projeto Lúdico-Pedagógico específico e adaptado a cada idade. Tal só é possível com a estreita cooperação que existe entre os diversos membros da equipa que compõem esta resposta social, nomeadamente: Diretora Técnica, Educadora de Infância, Auxiliares de Acão Educativa, Cozinheira, Ajudante de cozinha e Auxiliar de Serviços Gerais.
Temos como objetivos para o desenvolvimento integral das nossas crianças (capítulo III do regulamento interno de creche):
- Garantir o ambiente físico adequado, proporcionando as condições para o desenvolvimento das atividades, num clima calmo, agradável e acolhedor;
- Colaborar no despiste precoce de qualquer inadaptação ou deficiência encaminhando adequadamente as situações detetadas;
- Recrutar e admitir unidades de pessoal, em número suficiente e com preparação adequada que assegure o bom atendimento que se pretende proporcionar às crianças;
- Proporcionar um leque variado de atividades integradas num projeto de animação sociocultural de modo a que as crianças possam desenvolver todos os aspetos da sua personalidade, nomeadamente nos campos: social, intelectual, físico e emocional, não obstante a consciência de que existem ritmos diferentes de desenvolvimento em cada criança, que importa respeitar.
- Manter um estreito relacionamento com os pais, instituições e comunidade em geral, numa perspetiva de parceria tende por fim a partilha de responsabilidades aos diferentes níveis;
- A formação moral da criança será orientada pelos preceitos da religião católica.
Para a prossecução dos objetivos compete à Creche:
- Proporcionar o atendimento individualizado de cada criança num clima de segurança afetiva e física, que contribua para o seu desenvolvimento global;
- Construir situações que permitam à criança aprender acerca da previsibilidade das interações humanas;
- Promover o desenvolvimento de situações ricas em afeto, que ajudem a criança a desenvolver sentimentos de segurança, estabilidade e regularidade;
- Promover o início da autonomia em relação à alimentação e higiene;
- Iniciar e desenvolver a linguagem como meio eficiente de participar na vida social;
- Fomentar comportamentos adequados para atuar em grupo;
- Dar respostas às necessidades básicas da criança nomeadamente: psicológicas, fisiológicas, psicomotoras, sociais e cognitivas;
- Desenvolver formas de acolhimento dos pais das crianças que permitam a construção de sentimentos de confiança, compreensão mútua das lógicas educativas, utilizadas por pais e educadores;
- Promover oportunidades de experimentação gradual de situações e de livre escolha;
- Ajudar a criança a utilizar as suas crescentes capacidades psicomotoras, cognitivas e psicossociais, para descobrir, alcançar e explorar o mundo que a rodeia;
- Promover a aprendizagem progressiva de situações de exercício de responsabilidade e autodomínio;
- Ajudar a construção de normas individuais e sociais necessárias ao desenvolvimento de padrões de comportamentos equilibrados;
- Possibilitar atividades de planificação de desenvolvimento de projetos e ideias;
- Incentivar situações de interação individual e em grupo e que permitam a discussão de pontos de vista e maleabilização de opiniões e conceitos;
- Contribuir para a construção de situações de desenvolvimento moral e espiritual promovendo a verbalização e a interiorização de situações valorativas.